Buscar
  • guilhermelima01

A cirurgia ortognática é um procedimento utilizado para modificar a posição dos maxilares

A cirurgia ortognática é um procedimento utilizado para modificar a posição dos maxilares e todos os tecidos aderidos a estes ossos, alterando a fisionomia do paciente, devolvendo o equilíbrio à face. Ela é recomendada quando o paciente tem deformidades envolvendo os ossos da face que não podem ser resolvidos com o uso de aparelho ortodôntico, sendo necessária a correção óssea.as nunca de deve ser substituído pela escovação.

O procedimento pode ser feito, na maioria dos casos, a partir dos 17 anos, quando os ossos faciais já estão em fase final de crescimento. Essas deformidades acontecem por conta de distúrbios de crescimento, traumas, origem genética, entre outros motivos. A cirurgia, realizada por um cirurgião buco-maxilo-facial, necessita de preparação que pode demorar até um ano. A recuperação pode variar de paciente para paciente.Normalmente seguindo as orientações de forma correta costuma ser tranquila.

Como é realizada a Cirurgia Ortognática?

A cirurgia é feita em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Como o procedimento é feito por dentro da boca, não há nenhuma cicatriz externa. A alta acontece, geralmente, no dia seguinte ao procedimento. Após 24h do procedimento, muitos reclamam de dores na garganta e dificuldades para engolir medicamentos e a alimentação. Isto ocorre devido a entubação(tubo colocado na garganta para permitir a via aérea aberta durante a cirurgia) necessária a anestesia geral. Na alta hospitalar sano colocados os elásticos, prescritos medicações e orientações. Os elásticos são bandas de borrachas que devem ser colocados nos ganchos que foram previamente colocados pelo ortodontista. Estes elásticos são importantes para garantir os resultado da cirurgia. Como no procedimento cirúrgico ocorre a mudança de posição dos maxilares, pode ocorrer uma tração muscular no sentido de retornar a posição antes da cirurgia e os elásticos vão garantir esta mordida pós-operatória. Eles devem ser usados 24h por dia por 30 a 60 dias. Devendo ser removidos nas principais refeições e trocados por um novo a cada dia. O próprio paciente deve ser orientado a fazer estas trocas. No início para difícil mas com uma boa orientação e dedicação todos apreender rápido.

Nos primeiros dias de recuperação, com a dificuldade de deglutição, movimentação dos lábios e até para abrir a boca, os pacientes reclamam de vômitos de sangue e eliminação de coágulos pelo nariz, o que atrapalha a alimentação e a ingestão de medicamentos. Os paciente vão para casa com medicação para dor, para diminuir a inflamação e pode também ser prescrito antibiótico. Estas medicações devem ser tomadas até no máximo 08 dias após a cirurgia.

As orientações são em relação a alimentação, gelo e higiene. A alimentação passa a ser pastosa por 40 dias. Apenas devendo a voltar a mastigar alimentos duros com 60 dias. Nas primeiras 48h além de pastosa, a alimentação deve ser fria ou gelada. Para ter a certeza de uma boa ingestão alimentar, os pacientes devem ser orientados a fazer 06 refeições diárias. Em cada uma destas refeições uma quantidade mínima de 200ml(01 copo plástico).Enfatizando a necessidade de uma alimentação hipercalórica e hiperprotêica. Nos primeiros dias, devido ao edema nos lábios, os pacientes se queixam de dificuldade de levar a alimentação a boca com colher ou copo.

A comida acaba saindo fora da boca. A solução para isto é usar uma pisseta( recipiente de uso laboratorial). A ponta longa e fina da pisseta facilita a colocação dos alimentos no fundo da boca. Ela também pode ser substituída por frasco de ketchup ou maionese(daqueles antigos que precisar abrir para colocar o conteúdo) ou mesmo seringa de 20ml. O gelo deve ser aplicado o máximo possível nas primeiras 72h. Compressas convencionais pode ser aplicadas de forma intermitente a cada 30 minutos. Devendo esta aplicação durar também 30 minutos.

A higiene dever ser feito escovando os dentes. Não precisa de nenhuma escova ou pasta específica. As macias são sempre mais recomendadas e se tiver o cabo flexível melhor. Esta escovação no inicio é pouco chata. Principalmente porque varias regiões da boca vão está inchada que ficar dolorido quando manipuladas. A melhor forma de escovar é o próprio paciente fazer. Ele vai saber o ponto de equilíbrio entre onde doi e onde não doi. Depois das escovação um bochecho(qualquer colutório sem álcool) é recomendado. Mas nunca de deve ser substituído pela escovação.

O maior desconforto relatado é a alimentação pastosa por 40 dias. O edema ou inchaço, se inicia nos três primeiros dias, dura 6 meses para que seja totalmente extinto. Porém após 10 dias diminui no mínimo 50%. o que compatível com uma vida social(não vai assustar ninguém no Shopping) Os homens podem encontrar dificuldades para se barbear por conta de dores na região do queixo. Este procedimento não precisa de repouso absoluto(ficar na cama). Nos primeiro 7 a 10 dias uma vida mais tranquila sem esforço físico.


Mas podendo fazer várias atividades do dia-a-dia: Ler assistir TV, celular, tablet, computador, cinema(se tiver disposto), etc. Uma coisa que assusta bastante as pessoas que passam pelo procedimento é a eliminação de sangue coagulado que fica no nariz e na garganta, considerada normal pelos especialistas. Muitos pacientes também sentem um formigamento na pele ou uma sensação de queimação. O quadro é chamado de parestesia e é considerado normal para essas situações. Para acelerar este processo de retorno da sensibilidade pode ser feito aplicação de LASER ou medicações.


Sobre a Recuperação da Cirurgia


Uma fase muito aguardada pelos pacientes é a volta a mastigação (40 a 60 dias). Quando o paciente já consegue comer alimentos sólidos, o inchaço já diminuiu bastante e a não existe dor alguma. As visitas de retorno ao cirurgião são feitas constantemente para o acompanhamento até pelo menos 6 meses a 01 ano. Após 02 meses, o paciente precisa retornar ao ortodontista, com quem finalizará o tratamento dando o ajuste fino do encaixe dos dentes.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Nós Sorrimos. Criado orgulhosamente com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now