Buscar
  • guilhermelima01

5 coisas que você deve saber sobre clareamento dental

Um sorriso branco é o sonho de muita gente e o clareamento dental é, geralmente, a forma de conseguir realizar essa vontade. Isso faz com que, atualmente, essa técnica seja uma das mais procuradas nos consultórios odontológicos.

Isso porque o sorriso mais branco pode melhorar a aparência, provocar mudanças significativas na expressão e, é claro, aumentar a autoestima.

Quer saber mais sobre o clareamento dental? Então fique conosco! Separamos algumas informações que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Como acontece o clareamento dental?

Nossos dentes possuem uma estrutura dental que é composta pelo esmalte e pela dentina. Essas estruturas possuem algumas moléculas que dão a pigmentação inerente ao dente. O clareamento consiste em um processo químico no qual essas moléculas serão quebradas em moléculas menores.

Assim, os dentes passarão a permitir uma maior reflexão da luz e, por consequência, o sorriso se apresentará mais claro.

Clareamento feito no consultório x Clareamento caseiro: quais as diferenças?

Existem dois tipos de clareamento dental: o caseiro e o feito no consultório. Vejamos cada um deles:

Clareamento feito no consultório

O clareamento realizado no consultório utiliza um gel com uma grande concentração de ativo clareador (que deve ser manipulada somente por um profissional). O efeito desse gel pode ser potencializado por uma fonte de luz, podendo ser laser ou LED.

Para completar o processo são necessárias duas ou três sessões de aplicação, embora resultados já possam ser conferidos na primeira sessão.

Clareamento caseiro

O clareamento caseiro é realizado em casa de acordo com as orientações do dentista. Nesse tipo de tratamento, é fabricada uma placa de silicone que terá de ser preenchida com uma substância clareadora (normalmente peróxido de carbamida) e aplicada diariamente por cerca de três a quatro semanas.

Esse método exige mais paciência e disciplina, na medida em que os resultados demorarão mais para aparecer e o paciente deverá ter bastante cautela e seguir à risca as orientações do profissional.

Existem restrições para realizar um clareamento dental?

Algumas pessoas não obterão resultados significativos, caso optem por fazer esse tipo de tratamento. Esses são os casos das pessoas que possuem dentes com restaurações e com endodontia, assim como próteses e implantes.

Além disso, pessoas com hipersensibilidade dentitária, menores de 16 anos, gestantes ou indivíduos que fizeram quimioterapia ou radioterapia há pouco tempo não são recomendadas a fazer o clareamento dental.

Quais são os alimentos proibidos durante o tratamento?

Naturalmente, os dentes são tecidos porosos e, portanto, permeáveis. Entrementes, enquanto o tratamento está acontecendo, eles ficam ainda mais permeáveis. Desse modo, as chances dos dentes absorverem o pigmento de determinados alimentos são muito mais altas.

Por isso, alimentos como suco de uva, vinho tinto, café, chás, beterraba e refrigerantes à base de cola devem ser evitados durante o processo de clareamento.

Ademais, o consumo de cigarro também deve ser evitado, pois a nicotina (componente ativo do produto) amarela os dentes.

Os cremes dentais com ação clareadora substituem o clareamento?

Não. Esse tipo de creme dental possui um agente abrasivo que apenas remove as manchas superficiais dos dentes. Como eles não possuem nenhum tipo de peróxido na sua composição, não são capazes de remover os pigmentos mais profundos da dentição. E mesmo os que possuem peróxidos, sua concentração e o tempo de permanência sobre a superfície dos dentes, apenas o tempo que você leva para escovar os dentes, é insuficiente para provocar o clareamento. Esses cremes dentais clareadores são indicados apenas para manter o  resultado alcançado pelo clareamento convencional. Cremes dentais abrasivos devem ser usados de forma muito ocasional, pois deixam as superfícies dos dentes ásperas levando ao acúmulo de pigmentos com cor. 

O clareamento dental é uma vontade que muitas pessoas possuem. No entanto, para que o tratamento seja eficaz e saudável, é de suma importância que o paciente esteja atento às orientações do dentista.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Nós Sorrimos. Criado orgulhosamente com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now